Lula se acerta com MDB, PSD e União Brasil e deve dar três pastas a cada partido

BRASÍLIA – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se acertou nesta quarta-feira, 29, com os partidos de centro para que MDBPSD e União Brasil façam a indicação três ministérios cada um. Juntas, as legendas somam 143 deputados federais e 31 senadores. O anúncio da última leva de ministros está programado para ocorrer nesta quinta-feira, 29.

No MDB já há um acordo para que Jader Filho vire ministro das Cidades, Renan Filho assuma o Ministério dos Transportes e Simone Tebet o do Planejamento. O PSD terá os senadores Alexandre Silveira na pasta de Minas e Energia, Carlos Fávaro na Agricultura e o deputado André de Paula no Ministério da Pesca.

á no União Brasil, partido que elegeu Sérgio Moro como senador pelo Paraná, ainda há uma indefinição sobre quem serão os escolhidos para compor um primeiro time de Lula. A bancada do partido na Câmara tentou colocar o deputado Elmar Nascimento na Integração Nacional, mas a pasta agora deve ficar com um apadrinhado do senador Davi Alcolumbre. Uma ala do PT, principalmente da Bahia, resistiu a escolha de Elmar por ele já ter feito críticas ao presidente eleito, inclusive fazendo comentários irônicos sobre sua prisão. A aliados, o próprio deputado afirmou que vai continuar na Câmara neste ano para exercer o cargo de líder da legenda.

Do outro lado do Congresso, no Senado, o ex-presidente da Casa Davi Alcolumbre tem participado das articulações diretamente com Lula. Ele avisou ao partido que, além da Integração Nacional, a legenda vai indicar os nomes dos ministérios do Turismo e das Comunicações, para quais são cotados respectivamente os deputados Juscelino Filho (MA) e Paulo Azi (BA). Ainda não há definição sobre quem serão os indicado para a Integração Nacional, mas a ideia é seja um senador do partido. Alcolumbre descarta assumir ele próprio uma pasta no governo Lula, mas quer emplacar aliados. O ex-presidente do Senado se reúne com Lula nesta quarta para fechar um acordo sobre as escolhas.

Além da resistência do PT para que Elmar Nascimento assumisse o cargo, o deputado da Bahia teve que resolver outro problema. Antes mesmo de qualquer confirmação de que fosse ser ministro, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, que é adversário de Elmar, tentou articular o substituto do baiano na liderança da Câmara. Bivar queria ter influência sobre a bancada articulando a escolha do deputado Pedro Fernandes (MA) para ser líder do partido, o que desagradou o atual líder da legenda.

A expectativa de petistas que trabalham diretamente com Lula é que a montagem dos ministérios seja resolvida até o fim desta quarta-feira, 28, e um anúncio formal seja feito na quinta-feira, 29. Além dos três partidos, o PDT também será contemplado. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, vai ser o ministro da Previdência. Há ainda a expectativa que Marina Silva confirmada no Meio Ambiente, Ana Moser nos Esportes, Gonçalves Dias no Gabinete de Segurança Institucional, Sonia Guajajara nos Povos Originários e Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social. O Ministério de Desenvolvimento Agrário está sendo disputado entre os deputados petistas Paulo Teixeira e Reginaldo Lopes.

 

Postagens Relacionadas

Leave a Comment